domingo, 19 de julho de 2009

Usando o comando combobox do Visual Basic

Estudando o banco de dados, percebemos que este método também não corresponderia às nossas expectativas. Então surgiu a seguinte pergunta: -Se usássemos o comando combobox?
Este comando é aquela famosa caixa com um botão de rolagem. No momento em que a selecionamos abre-se logo abaixo vários dados, por exemplo:















Quando entramos em qualquer site para nos cadastras, na maioria das vezes eles nos perguntam qual a nossa localidade, então clicamos numa caixa de rolagem e aparecerão vários estados. Começamos a procurar e clicamos quando encontramos São Paulo (no meu caso) , consequentemente na caixa de rolagem aparece o estado selecionado, numa outra caixa de rolagem logo abaixo é ativada gerando em si as respectivas cidades do estado selecionado. Incrível, este comando corresponde muito bem ao que queríamos. Pesquisando numa das apostilas que nosso professor nos enviou por email, encontramos dados suficientes nos ensinando a usar este comando.

  • Breve resumo:


Precisaríamos inserir no programa o fator de serviço, que por sua vez é obtido a partir da área de serviço e sua funcionalidade. Portanto a primeira caixa seria a área de serviço ou seção, exemplo: Uma refinaria de açúcar.
A segunda caixa seria todas as funcionalidades da refinaria de açúcar, por exemplo as moendas.
Ou seja, teríamos e conseguimos relacionar o primeiro combobox com o segundo da seguinte forma:
Inserimos duas caixas de combobox.
Primeiro digitamos todas as áreas de serviços possíveis da mecânica, dentro do formulário, adicionando-os ao comando combobox com a seguinte estrutura:
combo1.additem ("Nome das áreas")
Depois mudamos sua ativação de _charge para _click. Por quê?
Quando clicarmos em alguma área escolhida, consequentemente o segundo combobox é ativado gerando as respectivas funcionalidades da seção selecionada.
Neste segundo comando usamos a estrutura:

If (análise) then

Else

End IF

  • Exemplo:

If (combo1.text = ("Teste")) then

combo2.clear (Comando para limpar tudo que há dentro do combobox_2.)

Combo2.additem ("Nome das funcionalidades")

Else

If (combo1.text = ("Teste2")) then

combo2.clear

combo2.additem ("Nome das funcionalidades")

Else

* assim por diante ( no nosso trabalho ficou meio grande e ainda é o começo!)

End If

End If

sabermos em que área de serviço o usuário clicou e então gerar as relativas subseções.
Todos os dados que inserimos no programa foram de acordo com o livro que adotamos para estudar em nosso curso de tecnólogo (não me lembro o nome ao certo, mas me comprometo a colocá-lo na próxima postagem, e anexar este comando que acabamos de explicar) .

  • Lembrete:

Lembrando que o link na parte superior e direita de nosso blog, há muitos exemplos úteis, dos quais nos ajudaram muito. Neste site o programador não somente explica seus projetos como também nos fornece toda estrutura do programa.

É o que prentendemos fazer!


Bom Final de semana. IF-1ªturma710